Antes de ler esse post, leia a parábola da vinha má (Isaías 5:1-7)
A parábola da vinha má nos conta a história de um homem que pretendia plantar uvas. Encontrou terra fértil, limpo-a, arrumou-a, construiu uma torre de sustento, construiu um lagar para que a vinha crescesse forte e plantou. Tudo dizia que as uvas seriam boas, mas não foram. Eram uvas ruins.
Assim é nossa vida com Deus.
Quando Ele nos encontrou, viu em nós uma terra fértil, sedenta para ser cheia. Então ele tomou posse de nós, nos limpou, retirou as pedras e plantou sementes em nossos corações para que viéssemos a dar frutos mais tarde.
Para nossa proteção e sustento, Deus construiu uma torre, uma proteção para que o mal exterior não viesse com força contra nós até que nos firmássemos na fé, e então montou o lagar, onde ele poderia usar-nos, por causa dos frutos que viríamos a dar.
Mas muitos cristãos são como a vinha da parábola, que deu frutos ruins. Deus cuida, limpa, planta, prepara tudo para que ela seja usada, ou seja: tudo era pra dar certo, mas a pessoa passa a mostrar um fruto ruim: Maus olhos, mau testemunho, preguiça, acomodação, esfriamento espiritual, afastamento.
Tudo era pra dar certo. Deus preparou tudo para que ela fosse cheia do Espírito Santo e desse bons frutos, que, mais tarde seriam usados pelo próprio Deus. Mas a vinha não vingou e deu frutos ruins.
Culpa de Deus? Não. A bíblia fala: "Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? (Is. 5:4)" Nada.Tudo foi feito da maneira certa.
Então vem a consequência:
Deus promete arrancar a vinha para que sirva de pasto, derrubando o muro que protegia para que ela seja pisada. Ele promete joga-la no deserto, onde ela não será podada, mas crescerão espinhos e não choverá sobre ela.
Assim também será ao servo que der frutos ruins. - Deus arranca-lo-á de sua presença e tirará a proteção que antes cercava o servo. Deixa-lo-á em terra árida, onde ele não será mais trabalhado espiritualmente e nem se derramarásobre ele o Espírito Santo.
Parece radical, mas é isso que Deus faz com quem brinca com as coisas santas.
Vigie. Não brinque de ir à igreja. Deus limpou você, lute para que você dê bons frutos! Cuide de sua vida com Deus!!
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" (1Pedro 5:8)
Retirado do site Pregadores do Evangelho.